Descubra 15 coisas para acabar com as dúvidas sobre Implantes!

Você está com dificuldade de sorrir e mastigar e ainda tem dúvidas em fazer implantes?

Então leia abaixo as 15 dúvidas que eu, Dr. Alfeu Bottazzari, especialista em Implantes Dentários, com mais de 30 anos de experiência, respondi especialmente para você acabar com a insegurança de mastigar com a prótese solta.

O que é um Implante Dentário?

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese. Os implantes dentários contribuem para uma melhor aparência física e função mastigatória e são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes. Estes dispositivos, quando ancorados ao osso saudável, permitem uma boa estabilidade na futura dentição do paciente.

Se for necessário substituir muitos dentes, é instalado um implante para cada dente?

Não necessariamente. O cirurgião-dentista irá avaliar o número de dentes que precisam ser recolocados e o tamanho da prótese, e calculará a quantidade de implantes necessária. Cada caso deve ser minuciosamente estudado e planejado.

Posso colocar a prótese imediatamente após a cirurgia?

A técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia, ou poucos dias depois da instalação, se chama carga imediata. As próteses utilizadas na carga imediata normalmente são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do cirurgião-dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante ao osso e nem sempre isso é estabelecido.

É possível saber antes da cirurgia se a instalação do implante permite carga imediata ou não?

Não. Em alguns casos, é possível prever logo após o exame radiográfico ou tomográfico e o planejamento feitos pelo cirurgião-dentista. Contudo, é apenas no momento da instalação do implante que o profissional poderá dar certeza ao paciente.

Nos casos em que as próteses não são instaladas no mesmo dia, o que o paciente usa?

O cirurgião-dentista faz uso de uma prótese provisória. Em algumas situações, no caso de prótese do tipo removível, o paciente poderá receber um material macio, que terá que substituir periodicamente pelo que está no interior da prótese durante o período de espera.

Quanto custa a instalação de um implante?

Vários fatores interferem no custo de um tratamento com implante, como o número de dentes substituídos e o número de implantes dentários instalados. Como alguns procedimentos adicionais podem ser necessários antes da instalação do implante (tais como enxertos, etc.), a fim de garantir a durabilidade do procedimento, esse também é um fator que interfere no custo. Para obter uma estimativa é necessário antes de qualquer coisa consultar seu cirurgião-dentista.

Quem pode fazer tratamento com implante dentário?

A determinação do tratamento depende da avaliação do cirurgião-dentista, que irá determinar se o procedimento de instalação do implante apresenta algum risco à saúde e se existem fatores que possam afetar a capacidade de cicatrização dos ossos ou tecidos moles envolvidos no procedimento.

Quem pode apresentar alguma restrição à instalação de implantes dentários?

Pacientes com restrições médicas ou outras que possam afetar o processo de cicatrização do osso ou dos tecidos moles (por exemplo, distúrbios do tecido conjuntivo, terapia com uso de determinados remédios, doenças sistêmicas gerais, tabagismo) devem avaliar cuidadosamente, com seus cirurgiões-dentistas, os riscos potenciais e os benefícios do uso de implantes dentários.

Os novos dentes vão parecer artificiais?

Se o cirurgião-dentista utilizar os implantes com as técnicas de odontologia restauradora modernas, que influenciam tanto na aparência quanto no conforto e funcionalidade, provavelmente o tratamento superará as expectativas. Apesar disso, o prognóstico de um tratamento depende de vários fatores, incluindo o tempo da perda dentária. Assim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor para a reabilitação com implantes.

É possível mastigar com força e habilidade similares às dos dentes naturais?

Sim. Logo após o período de adaptação, a capacidade mastigatória melhora consideravelmente.

Quais cuidados são necessários para manutenção dos implantes dentários?

A princípio, é necessário estabelecer um cronograma de visitas regulares ao cirurgião-dentista e, assim como com os dentes naturais, a escovação, limpeza com fio dental e uso de enxaguante bucal são importantes para a manutenção da higiene bucal.

Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?

O índice de sucesso dos Implantes é de 98%, ou seja, a cada 100 procedimentos é possível que 2 deles tenham algum problema. Mesmo nesses que temos problemas, a cirurgia pode ser refeita. Apenas pacientes fumantes ou que façam uso constante de álcool tem essas médias diminuídas para, aproximadamente, 85% de sucesso.

Quanto tempo dura um implante?

Um implante pode durar muitos anos conforme o cuidado que o paciente tem em relação à higiene e alimentação. “O implante colocado hoje pode durar de 30 a 40 anos na boca”, garante. Isso quer dizer que dependendo da idade que colocar, é capaz de durar a vida inteira. Cuide do seu sorriso.

Qual a melhor marca de implantes dentários?

Existem muitas marcas de implantes dentários no mercado mundial aqui na Odontologia Bottazzari utilizamos a importada STRAUMANN que e uma referência mundial para inúmeros dentistas com renome em todo o mundo pela sua história de sucesso ao longo de décadas de existência e a nacional NEODENT que foi comprada recentemente pela própria STRAUMANN que viu na empresa brasileira um potencial enorme de qualidade e sucesso de vendas em todo o mundo.

Para fazer um implante dentário preciso fazer com um dentista especialista na área de implantodontia?

Não. Mas o especialista estudou em uma instituição de ensino qualificada e certificada pelo MEC para atuar na área de implantes com conhecimento de todos os materiais e técnicas necessárias para realização de um excelente trabalho.

por Alfeu Bottazzari Júnior, dentista graduado, especializado em implante e mestre em prótese dentária, em Maringá.